A abertura do Centro de Formação ITGest inaugurou um novo ciclo na formação de profissionais orientado ao tecido empresarial angolano

Apostando na qualificação e certificação, utilizando as mais avançadas tecnologias, e de acordo com os actuais padrões internacionais em centros de formação, a ITGest assegurará, periodicamente, um conjunto de acções de sensibilização e de demonstração da aplicabilidade dos meios e software em que é especialista para que os empresários tenham uma noção geral do aporte de valor que podem associar à sua empresa.

Com esse propósito, o Centro de Formação ITGest iniciou esse ciclo com um conjunto de demonstrações em formato de Jornadas Técnicas que ocorreram entre os dias 08 e 14 de agosto, onde mostraram a convidados empresariais de Angola, as novidades tecnológicas em SAP orientadas a reforçar as competências dos quadros angolanos.

No dia 08 foi apresentada a plataforma S/4 HANA Simple Finance por Leocádio Machado. Fruto do recente desenvolvimento do SAP Business Suite caracteriza-se pela simplificação e maior eficiência com recursos mais intuitivos e onde acrescem opções de planeamento e simulação de várias transações convencionais.

No mesmo dia foi, também, abordada a importância da gestão documental como forma de gerar valor junto das empresas e clientes, não só no arquivamento de documentos mas também na gestão de grande volume de informação. Este tema esteve a cargo de Nuno Martins que mostrou como o Arquivo Digital pode levar a um futuro sem papel.

No dia 09, Flávio Carpinteiro falou sobre FIORI APPS e como reinventar a experiência do utilizador SAP, personalizando e simplificando a sua experiência nas aplicações SAP, em todas as linhas de negócio, tarefas e dispositivos.

Seguidamente foi apresentado um dos primeiros case-study angolanos com a integração dos processos de negócio entre Sharepoint e SAP realizado pela ITGest na EPAL-E.P., por Marco Mendes e Joel Caetano.

Dia 10 foi dada importância aos recursos humanos dentro das empresas tendo sido apresentado o SuccessFactors por Hermenegildo Santos. Esta aplicação nasceu para responder às novas tendências do mercado e revolucionou o conceito de “sistema de gestão de recursos humanos”, com um interface amigável e de fácil configuração, executável em aplicativos móveis. Suporta funções de RH e de Gestão de Talento sendo uma base de dados central para o cadastro de colaboradores e para a estrutura organizativa, como sejam processos administrativos e processamento de salários.

Também as soluções orientadas a clientes por parte de organizações públicas e a sua interação com os seus clientes/ consumidores usando diferentes canais de comunicação, seja online, mobile, e redes sociais foram apresentadas por Sérgio Castro usando a plataforma Multichannel Foundation for Utilities.

Dia 11 foi reservado à partilha de Boas Práticas na implementação do ERP SAP. Foi abordada a metodologia de implementação do sistema de gestão integrada em empresas do sector das águas e o seu impacto no dia-a-dia das organizações. Esta apresentação esteve a cargo de Flávio Seminelo e Michael Hiliheke com o caso de Impacto da implementação do sistema SAP numa empresa do Sector de Águas.

Seguidamente Nuno Barbosa abordou a Melhoria Contínua do Capital Humano e de como o HR Renewal Portal se apresenta como um add-on do SAP ERP com novidades e novas funcionalidades para a melhoria das áreas de RH.

Este primeiro ciclo encerrou no dia 14 de Agosto com Celso Baptista que nos falou dos Riscos a evitar na gestão de um projecto SAP. De como é um constante desafio a gestão de projectos e equipas envolvidas, planear e controlar os timings, garantir prazos de entrega, acompanhar todas as fases e contemplar o papel activo na gestão e resolução de problemas existentes no decurso das actividades. Esta intervenção surgiu no âmbito de mais um projecto de implementação SAP, no qual a ITGest participa em Angola, numa empresa do sector da Energia.

Por fim, Gustavo Silveira de Castro trouxe a Solução SAP para Utilities, SAP IS-u. Solução que suporta todos os processos de negócio do sector da Energia e Água.